Qual é a diferença entre Florais de Bach e Aromaterapia?

Quando ouvimos falar de Florais de Bach e Aromaterapia, sabemos que ambos são provenientes de plantas naturais e medicinais.

Mas se assim é, não serão ambos a mesma coisa? A resposta é NÃO!

Existem diferenças entre as duas essências, o que as torna uma combinação perfeita, especialmente ao criar uma mistura para equilíbrio emocional. Essa mistura das duas técnicas de terapias naturais é muito eficaz, pois elas complementam-se de uma maneira maravilhosa, auxiliando em vários aspetos físicos e emocionais.

A diferença básica entre estas duas terapias é que os óleos essenciais são derivados do material vegetal real, isto é, flores, folhas, sementes, raízes e cascas, onde é extraído o óleo essencial. São utilizados vários tipos de métodos para se extrair o óleo essencial que é usado em diferentes aplicações de Aromaterapia, sendo os principais a enfloração (enfleurage), a Hidrodestilação (destilação por arraste de vapor de água) e a extração com solventes orgânicos.

As essências Florais, por outro lado, são preparadas através da infusão da energia do material vegetal da flor específica que é colocada em água pura, preservada com conhaque ou uma glicerina vegetal orgânica através da ação da luz do sol ou da lua. As essências florais podem ser tomadas internamente, sob a língua ou na água, enquanto que os óleos essenciais não podem ser misturados com água pois não se diluem e quanto à ingestão dos óleos essenciais, os mesmos têm de ser sempre muito bem diluídos num óleo vegetal sendo o método menos utilizado pois só é aplicável em último recurso ou em situações muito específicas.

Outra grande diferença entre os Florais de Bach e a Aromaterapia é que as essências florais não possuem o aroma real da planta e os óleos essenciais têm o aroma real da planta.

Compreender como os Florais de Bach e os Óleos Essenciais são preparados, dá-nos a imensidão da capacidade de cura e alívio de doenças, que as plantas e flores nos podem trazer de forma natural.

Os Óleos Essenciais e os Florais ajudam a equilibrar o emocional e as doenças físicas?
A resposta é SIM!

Quando se trata de saúde holística, olhamos além do corpo físico e tratamos a saúde física, emocional, social, espiritual e mental. Se conseguirmos tratar todos estes níveis, conseguimos permitir à pessoa viver em pleno bem-estar, viver de maneira mais saudável e feliz. Se, por outro lado, a pessoa tiver algum sintoma, em qualquer um destes níveis, podemos afirmar que muito provavelmente haverá um outro nível comprometido com outros sintomas, pois todos estes níveis, o físico, o emocional, o social, espiritual e mental, estão interligados.

Quer os Óleos Essenciais, quer os Florais são eficazes ao equilibrar e transformar os bloqueios emocionais negativos em atitudes e pensamentos positivos! As Essências Florais podem ser combinadas com Óleos Essenciais numa mistura real de aromaterapia através da aplicação tópica, da inalação, massagem, compressas, ingestão e uma diversidade de outras formas de aplicação para cada caso específico.

No nosso trabalho diário com pacientes e ainda constante pesquisa sobre a matéria, da Aromaterapia e dos Florais de Bach, percebemos que essas duas técnicas de terapias naturais, quando combinadas e ajustadas, contribuem muito no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito, trabalhando e tratando as questões de medo, stresse, ansiedade, depressão e muitas outras doenças associadas ao modo de vida das pessoas hoje em dia.

A nossa saúde física é a que normalmente é tratada na medicina tradicional, porque é no nível físico que os sinais e os sintomas da saúde ou da doença nos é “apresentada”. A abordagem a um problema com sintomas físicos é muito mais fácil de pesquisar e diagnosticar do que os sinais e os sintomas que não são físicos.

A nossa saúde emocional é tão importante quanto nossa saúde física, especialmente porque a nossa saúde emocional pode afetar nossa saúde física se não for dada a devida atenção e o devido tratamento. A terapia é uma parte essencial do apoio à nossa saúde emocional e deve ser utilizada sempre que necessário.

A combinação destas duas terapias é perfeita, pois vai tratar o ser humano de forma completa, desde o bem-estar espiritual, ou seja, a saúde espiritual que tem a ver com a conexão da pessoa com a sua alma interior, às somatizações das doenças do corpo físico, com o mundo ao seu redor.

Se o paciente quiser potencializar os resultados do seu tratamento com as Terapias Naturais, poderá optar por um tratamento com os Florais de Bach, em conjunto com a Aromaterapia, para fazer o melhor tratamento com o objetivo de tratar a(s) causa(a) da(a) doença(a) e as suas consequências no corpo físico.

Os Óleos Essenciais em conjunto com os Florais de Bach tornam a mistura de Técnicas Naturais perfeita para qualquer situação que esteja a passar na sua vida.

Vai certamente ajudar no equilíbrio como um todo, resgatando a nossa essência, trazendo motivação e ânimo para os obstáculos que acontecem na vida.